terça-feira, 3 de agosto de 2010

ATIVIDADES GEOLOGICA DOS ORGANISMOS

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
                      Curso:geografia
        Disciplina: GEOLOGIA GERAL
        Orientador: Robson Fernandes
Mossoró-RN/Agosto-2010

Grupo: Alécia Juliana
           Antonia Edilma

          Franciele Fernanda

          Francielio

         Sonaly Cinthya

ATIVIDADES GEOLOGICA DOS ORGANISMOS

Índice: Carvão mineral
Hulha

Gás natural

petróleo

Betume

Atividades geológicas dos organismo

Os organismo podem agir no trabalho geológico de modo:destrutivo e construtivo.

Destrutivo:o intemperismo;a ação destruidora dos seres vivos ,na formação das rochas.

Construtivo:os organismo contribuem em grande escala para a formação de rochas. As rochas de origem orgânica recebem a designação genérica de biólitos.

São classificado em:

Caustobiólitos:combustível

Acaustobiólitos:não-combustível.

Carvão mineral
 
RECURSOS ENERGÉTICOS : O CARVÃO
 
Natureza do carvão

O carvão foi o primeiro combustível fóssil a ser explorado em larga escala.Em 1960 o carvão fornecia quase a metade de energia consumida no mundo.O carvão é formado de resíduos vegetais .Os combustíveis fósseis fazem parte do ciclo do carbono,que é fundamental para a vida na terra.

*O carvão é uma rocha sedimentar formada por carbono ,água e gases voláteis.Com pequenas quantidades de impurezas minerais, que produzem cinzas quando o carvão é queimado.

*A linhita (carvão marrom) contém, uma grande proporção de água (43%)e tem,portanto ,um potencial calorífico mais baixo que a hulha (carvão de cozinha comum ) , que contém lado é quase é quase que totalmente constituído de carvão (96%) e contém pouquíssima água ou substâncias voláteis.Tem um grandes potencial calorífico mais é menos inflamável que a hulha , que contém grande proporção de substâncias voláteis(32%).

Como se forma o carvão:

O carvão se forma quando a matéria vegetal em decomposição se acumula , porque não é destruída com suficiente rapidez pela atividade bacteriana.Ai a água tende a estagnar e em consequência, apresenta deficiência de oxigênio , o que inibe a atividade bacteriana ,evitando que a matéria vegetal se decomponha totalmente.

O primeiro produto que assim se forma é a turfa.se fica enterrada sob outros sedimentos, a turfa é comprimida e a água e os gases são extraídos, formando-se o carvão.

A geologia do carvão é mais simples que a do petróleo e do gás ,porque o carvão não muda de lugar no subsolo nem aflora à superfície. Por esse motivo o cálculo das reservas de carvão é mais seguro e mais fácil de fazer do que o das reservas de gás e petróleo. O carvão se apresenta em camadas com espessura que varia de alguns centímetros até 30m, intercaladas de xistos, arenitos, argilas e calcários de origem marinha e não-marinha, em séries regulares.


O carvão foi o combustível fóssil mais utilizado durante dois séculos, até que o rápido aumento da produção de petróleo.

Por causa da compacidade e ausência da estrutura vegetal no carvão, por muito tempo discutiu-se sua origem.Com os estudos geológicos e com o aperfeiçoamento da tecnologia microscópica foi possível identificar-se a natureza vegeta, graças a poucos restos que ainda mantêm a estrutura primitiva.

Componentes do carvão:


Graças á heterogeneidade dos constituintes iniciais que formam o carvão-de-pedra (madeira, folhas, espórios .etc) ,este não é homogêneo.Constitui-se de partes distintas, facilmente reconhecíveis macroscopicamente, e propriedade distintas. Assim é que a parte dura, brilhante, quebradiça.Partindo-se de preferência perpendicularmente ao plano da estratificação com fratura concoidal, chama-se vitita.

Processo geológicos do carvão :


Para iniciar-se a formação do carvão são necessárias várias condições conjugadas, a saber .

CONTITUIÇÃO DOS DEPÓSITOS CARBONOSOS

TURFA


LINHITO

HULHA

ANTRACITO

TURFA- Trata-se do primeiro estágio da formação do carvão,sendo encontrada,atualmente,em vias de formação,em sedimentos holocênicos.


LINHITO- Depois de passados muitos milhares de anos,os ácidos húmicos e os demais produtos da decomposição de restos vegetais vão perdendo parte do oxigênio,mais hidrogênio,aumentando portanto o seu teor em carbônio.As resinas,ceras e graxas tornam-se também relativamente enriquecidas.desta forma a turfa passa para linhito,encontrado em sedimentos do período terciário

ANTRACITO- Com o correr do geológico as condições de pressão e temperatura vão lentamente aumentando, graças à deposição de novos sedimentos sobre o linhito. A pressão é dada pela carga de sedimentos que sepultam o linhito e a temperatura aumenta como consequência do grau geotérmico da região. Com isso, o linhito vai-se transformando lentamente em carvão-de-pedra ou hulha. Também a estrutura externa sofre modificações consideráveis.Pela eliminação dos componentes voláteis (água, metano, gás carbônico, etc.) e pela perda de textura celular original verifica-as um aumento gradativo da compacidade.

TURFA, LINHITO E HULHA E ANTRACITO

Outra classificação mais simples subdivide os componentes do carvão em duas categorias:uma delas é formada pelos restos vegetais mais resistentes, denominado-se antraxilon (do grego anthax, carvão e xylon, madeira). Outra é denominada atritos, derivado-se da matéria vegetal intensamente destruída e de estrutura completamente destruída pelos agentes de composição.


Processo geológicos na formação do carvão :


Para iniciar-se a formação do carvão são necessárias várias condições conjugadas, a saber .

a)Desenvolvimento de uma vegetação continental que permita um acúmulo de substância vegetal;

b)Condições de proteção contra a decomposição total, fato que ocorre quando houver cobertura imediata pela água;

c)após o acúmulo subaquoso deve ocorrer o sepultamento contínuo e prolongado por sedimentos.Como estas condições geológicas ocorrem atualmente.regiões de pântanos e turfeiras do passado.

HULHA

PRODUÇÃO E USOS

A Hulha é um hidrocarboneto de depósitos que se usa na produção de energia térmica.encontra-se em camadas conhecida como veios,mas em alguns sítios surge logo abaixo de uma camada de solo.


tornou-se depois a base de uma grande indústria de combustível,primeiro na Grã-Bretanha,depois na Europa continental e no mundo inteiro.

Origens da hulha

A hulha provém de floresta que havia de várias dezenas de milhões a 300 milhões de anos passados.os restos de plantas foram submersos em pântanos,e a seguir enterrados sob espessas camadas de arenitos e xistos.o processo repetiu-se muitas vezes.os depósitos vegetais eram submetidos a compressão,calor e desintegração por microrganismo;em consequência, transformaram-se numa gama de combustível sólidos.


Esse processo de transformação é amiúde chamado “carbonificação” é o grau em que se desenvolve determina a classificação da hulha.

Para simplificar o controle de qualidade,hulha é especificada em termos de “análise aproximada”;esta dá em percentual seus teores de unidade,matérias voláteis,carbono fixo,e cinzas, determinadas por métodos padronizados. A “analise elementar” determina a quantidade de carbono,hidrogênio,oxigênio,nitrogênio e enxofre na hulha.

As hulhas podem ser descritas em termos de seus constituintes petrográficos _ isto


é,consideradas como tipos de rochas.

História da indústria carbonífera

O desenvolvimento da indústria carbonífera foi um dos principais resultados do desenvolvimento da indústria em geral,do séc. XVII ao séc. xx.


Até a segunda guerra mundial,essa indústria era de importância chave na economia dos países industrializados.

ainda em 1950,a hulha provia 56% da energia consumida pelo mundo.

em 1974,essa cota baixou a 29% em razão da acentuados aumentos tanto na produção de petróleo quanto na de gás natural.

A hulha era originalmente extraída a picareta e levada à superfície em cestos.

Produtos derivados da hulha

A hulha era outrora importante fonte de gases e outras substâncias químicas obtidas por seu aquecimento ao abrigo do ar(destilação).


De todos combustíveis fósseis primários,a hulha é o que tem de longe as maiores reservas,com uma expectativa provável de séculos de duração nos níveis de uso previstos.assim durarão mais que as de gás e petróleo.

Gás natural

A origem do gás natural
O gás natural é uma mistura de vários gases, e o principal é o metano. É resultado da transformação de fósseis de animais e plantas que existiam na pré-história e é um combustível fóssil e uma energia não-renovável. Já o gás natural, obtido através da queima de biomassa, é um combustível renovável, sua utilização é menos impactante e os custos econômicos são menores.

O gás natural é encontrado no subsolo,nos oceanos e montanhas, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.
O que é e de que é composto o gás natural? o gás natural "é a porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório,e que permanece no estado gasoso em CNTP (condições normais de temperatura e pressão)".
sua composição pode variar muito dependendo de:fatores relativos


ao reservatório ,processo de produção,condicionamento,processamento e transporte.

Teor de metano:superior a 70% de sua composição;

Densidade:menor que 1(mais leve que o ar )

Poder calorífico:superior a entre 8.000 a 10.000kcal/m3

dependendo dos teores pesados( etano e propano ) e inertes(nitrogênio e gás carbonico )

Gás natural

o gás natural não tem cor,cheiro e nem gosto,mas queima com muita facilidade,seu odor é fruto da adição de produto químico,a fim de garantir sua percepção em eventual caso de vazamento.


Definição

Gás Natural Processado O gás natural de processo também conhecido como gás seco, gás pobre, gás residual ou popularmente conhecido como gás natural, consiste na mistura de gases inorgânicos e hidrocarbonetos saturados, em especial o metano. A composição qualitativa e quantitativa do gás depende dos fatores envolvidos no processo de produção, coleta, condicionamento e escoamento.


Gás Natural Original O gás natural original, também conhecido como gás úmido ou gás rico, consiste de uma mistura de hidrocarbonetos e outros gases que, nas condições normais de temperatura e pressão, encontra-se no estado gasoso.


Exploração

A exploração tem duas etapas.


Fase :é a pesquisa,através de testes sísmicos.

Fase :é a perfuração,perfura um poço pioneiro e poços de delimitação para a comprovação da existência de gás natural.

Classificação

Gás associado:é aquele que no reservatório,está dissolvido no óleo ou sob a forma de capa de gás.


Gás não-associado:é aquele que no reservatório,está livre ou em presença de quantidade muito pequenas de óleo.
Produção

Com base nos mapas do reservatório, é definida a curva de produção e a infraestrutura necessárias para a extração;


como boa parte do gás é utilizada pela própria unidade de produção é verificada a viabilidade de se

comercializar o excedente de gás, caso a comercialização do gás não seja viável, normalmente pelo elevado custo na implantação de infraestrutura de transporte de gás, o excedente é queimado

Algumas jazidas de gás natural podem conter mercúrio associado. O mercúrio é um metal totalmente tóxico e deve ser removido no tratamento do gás natural.

O transporte de gás natural pode ser realizado em duas formas.
Na fase gasosa:o transporte é realizado à altas temperaturas e pressão.em pequenas quantidades e distância são armazenados em feixes tubulação comprimida a pressão de cerca 230kgf/cm² cada reboque com volume de 5000 m³ de gás natural,é transportado no estado de gás comprimido por barcaças ou caminhões de feixe.


em grandes volumes em regime de operação contínua e variadas distâncias e transporte de gasodutos a pressão é de até 120kgf/cm²,o meu de transporte econômico e confiável.

Na fase líquida:o gás natural para ser liquifeito é refrigerado e mantido a temperatura de 160°c centígrados a pressão próxima da atmosférica. 600m3 em média de gás natural,quando liquifeito ocupam 1m3.
transportes:


marítimo:navios(capacidade de até 125000m³);barcaças ou navios de pequeno porte (capacidade entre 600 à 6000m³ de GNL).

terrestre:caminhões-tanques ou vagões-tanque(capacidade

35 m³ de GNL).

armazenados:em tanques criogênicos

Os tanques são fabricados com aço e isolante térmico especial tem custo muito elevado.

O gás natural é enviado ao sistema de transporte dutoviário com auxilio de bomba,entrífugas e vaporizador de GNL.


Distribuição
 
Quando chega ao consumido,pode


ser:

Residencial

Comercial

Industrial

Como:

matéria-prima

Combustível

Redutor sinderúrgico

Utilização
 
Industria:utilizado para produção de material,amônia e uréia.


Automotivo:utilizados para motores de ônibus,automóveis e caminhões.

Combustível:sua combustição é mais limpa e da vida mais longa aos equipamentos que utilizam e é menor o custo de manutenção.

Pesquisas revela que caso mantenha o consumo médio da ultima década as jazidas de gás natural irão se esgotar em 100 anos. o gás natural agride menos o meio ambiente que o petróleo e o carvão mineral no entanto por ser de origem fóssil,sua combustão contribui para o efeito estufa. 
 
Petróleo 
Características:

- Líquido oleoso de coloração escura;
 - Insolúvel em água;
- Menos denso que a água
Surgimento do petróleo

Ele foi formado há milhões e milhões de anos por decomposição de matéria orgânica marinha ou seja, quando os animais marinhos morrem eles ficam depositados no fundo do oceano. E diversas camadas de matéria vão soterrando, e formando as rochas sedimentares. As pressões, as temperaturas adequadas e os microorganismos vão transformando essa sopa orgânica em petróleo da forma q nos recebemos.

Ocorrência do Petróleo


O petróleo é encontrado no subsolo da crosta terrestre (em terra firme ou no mar). O petróleo é retirado por perfurações que atingem o poço petrolífero. Assim que descoberto, ele é mandado para uma refinaria onde vai ser separado por suas diversas frações por destilação fracionada.
É bom lembrar:


O petróleo não é uma mistura pura, é uma mistura de diversos hidrocarbonetos. Desde hidrocarbonetos de massa muito pequena há hidrocarbonetos de massa maiores. Compondo portanto uma vasta gama de substancias diferentes derivada do petróleo.

Gás Natural do Petróleo


Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano.

O metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo.

Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos.

O que é e localização


A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

Betume

Constituição do Betume

Dá-se o nome genérico de betume a toda substância natural combustível formada principalmente por hidrocarbonetos.


Dependendo do número de átomos de carbônio da molécula do hidrocarboneto predominante num betume qualquer, este poderá ser sólido, liquido, ou gasoso, havendo todos os graus intermediários entre eles, como também as mais variadas misturas.

Os betumes ocorrem primariamente associadas a rochas sedimentares, motivo pelo qual é de grande interesse o estudo da Sedimentologia.

Os betume sólidos são denominados genericamente de asfalto natural, querogênio ou ozocerita, enquanto que os betumes líquidos recebem a designação de petróleo e os gasosos de gás natural.

O petróleo é o betume líquido que se acha embebendo os interstícios existentes entre os grãos que constituem as rochas sedimentares,ou,então nas pequenas cavidades intercomunicáveis de rochas calcárias (como é o caso do petróleo do oriente médio).pode ainda ser encontrado em fissuras de rochas ígneas ou metamórfica.
 

Composição química

É praticamente impossível a determinação completa da composição química original do petróleo,pois,com o aquecimento,as moléculas se modificam,cindem-se,alterando-se assim a sua composição original.



Origem do Betume

Por muito tempo foi discutida a origem absoluta por causa da ausência quase absoluta de resto que pudessem esclarecer o problema.Houve mesmo que admitisse a origem inorgânica,imaginando reações da água superaquecida sobre compostos de carbônio.


Discutiu-se também, em tempos passados, a origem animal ou vegetal.

Este tipo de ambiente pode ser comparado chamado ambiente euxínico.Caracteriza-se pela ausência de circulação no fundo e possibilidade de boa circulação superficial (no mar negro, realiza-se pelo estreito do Bósforo) , a fim de trazer nutrientes aos seres que vivem á sua superfície.Seu teor de sais , oxigênio e H2s, conforme a profundidade, no mar negro.A diminuição do oxigênio e o aumento em gás sulfídrico pela decomposição parcial da matéria orgânica ,cuja a protéina sempre contém enxofre.

Referencia Bibliográfica

www.google.com.br/imagens


www.ebah.com.br




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário